Blog da Qualidade Eficaz

Preciso contratar um consultor da qualidade para minha empresa?

consultor da qualidade

Para auxiliar nos processos preparatórios para a Certificação da Qualidade, muitas empresas recorrem a um consultor da qualidade. Esse profissional é responsável por orientar os gestores com tudo que antecede a auditoria.

Mas antes de explicar a importância de contratar os serviços desse profissional, vamos lembrar brevemente o quanto é imprescindível que sua empresa tenha uma gestão da qualidade efetiva.

 

Qual a importância da Gestão da Qualidade?

É de extrema importância que as empresas se preocupem com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos ao público. A competitividade do mercado está cada vez maior e é preciso se esforçar ainda mais para deixar seu cliente satisfeito.

A Gestão da Qualidade veio como um diferencial para essas empresas que querem otimizar seus processos com foco na excelência dos produtos e serviços oferecidos. Além de gerar maior produtividade por parte dos colaboradores e redução dos custos operacionais.

Uma empresa que segue as normas da qualidade está apta a conquistar uma certificação. Com isso, aumentar sua lucratividade pela diminuição ou eliminação de processos errados e contribuir com a satisfação dos clientes. Aumentando também sua competitividade no mercado.

 

Como um consultor da qualidade pode ajudar?

Para que uma empresa se enquadre nos requisitos necessários para conquistar uma certificação da qualidade, é preciso que haja várias mudanças dentro da organização. Por isso, contar com a ajuda de um profissional é imprescindível para trazer mais rapidez e precisão ao processo.

O consultor da qualidade é responsável por estudar a empresa e entregar um plano de ação pronto para ser executado. É ele quem faz um diagnóstico da organização, identificando os pontos em que ela precisa melhorar nos quesitos estrutura e processos.

Confira as principais vantagens de contratar um consultor da qualidade para sua empresa:

  • Experiências externas

consultor da qualidadeO consultor traz em sua bagagem experiências de outros casos e empresas. O que faz com que seu problema seja trabalhado com uma visão externa também, sem influências e interferências.

 

  • Disponibilidade

consultor da qualidadeA partir do momento que você contratar um consultor, ele estará disponível e focado na sua empresa. Se essa tarefa fosse dada a um colaborador, provavelmente ele estaria focado também em outros problemas e atribuições do dia a dia.

 

  • Imparcialidade

consultor da qualidadeO consultor da qualidade está preocupado em resolver seu problema e trazer resultados, independente de rixas ou disputas que possam acontecer entre setores, dentro da empresa.

 

  • Iniciativa

Contratar um consultor que não atua no dia a dia da empresa pode prevenir que decisões não sejam tomadas por sentimentalismo ou outras emoções. Ele diagnostica o problema e o que deve ser feito de uma forma mais racional.

 

O consultor da qualidade também pode ser considerado um consultor da certificação da qualidade, pois é ele quem indica quais as melhorias que devem ser feitas para que sua empresa se prepare para a auditoria.

Esse profissional tem o know-how necessário para apontar quais documentos você deve separar para a auditoria, como aperfeiçoar os processos e como gerenciar as não conformidades. Para saber mais sobre como um consultor da qualidade pode ajudar sua empresa, clique aqui.

Depois do diagnóstico do consultor, é preciso colocar a mão na massa e executar as ações necessárias. Para isso, o uso de um software para gestão da qualidade faz com que essa tarefa se torne mais fácil, automatizando os processos e garantindo melhores resultados.

Com tecnologia, o processo de implementação e gerenciamento da gestão da qualidade pode ser muito mais eficiente. Facilitando a rotina de trabalho e resultando em uma maior satisfação do cliente.

Deseja uma demonstração do nosso software 8QUALI? Clique no botão abaixo e confira!

Solicite uma demonstração

Gostou desse post? Então curta nossa página e compartilhe com seus colegas da qualidade!!

Deixe também seu comentário sobre o que achou do texto, dúvida e/ou sugestões para outros posts. Assim você estará nos ajudando a te ajudar  😀

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *