Blog da Qualidade Eficaz

PNCQ: Seu laboratório com Controle Externo da Qualidade

Controle Externo da Qualidade

Diante de tantas novas tecnologias, é imprescindível que um laboratório de análises clínicas busque novos recursos para qualificar seus serviços e evitar erros em resultados que podem prejudicar seus pacientes. Com isso, a Gestão da Qualidade em Laboratórios vem sendo uma preocupação cada vez mais frequente e diversas ferramentas foram criadas com o objetivo de auxiliar o laboratório a alcançar a excelência nos processos, como o Controle Externo da Qualidade disponibilizado pelo Programa Nacional de Controle da Qualidade (PNCQ)Confira aqui um Infográfico com as vantagens de possuir uma Certificação de Qualidade em seu laboratório.

 

Como funciona e como participar?

 

O PNCQ (Programa Nacional de Controle da Qualidade) é o maior provedor de Ensaios 
de Proficiência
do país e tem mais de 5.000 laboratórios participantes. Foi desenvolvido para laboratórios brasileiros, latino-americanos e europeus e conta com importantes certificações, como ISO 9001:2008, ISO 17043, REBLAS e BPF.

Para entender melhor como funciona o programa e como são disponibilizados os resultados, atente-se ao passo a passo a seguir:

  1. O PNCQ envia as amostras-controle, de acordo com o contrato, na 1ª ou 2ª semana do mês;
  2. O laboratório participante recebe, analisa as amostras-controle, e envia os resultados até o dia 05 do mês seguinte;
  3. O PNCQ, realiza os cálculos estatísticos dos resultados de todos os laboratórios participantes, por programa informatizado;
  4. O PNCQ disponibiliza em até 48 horas, após o dia 05, através de sua página na internet, o relatório geral da avaliação do lote e dos laboratórios participantes.

O PNCQ disponibiliza aos laboratórios dois tipos de programa, o Programa Básico e o Programa Avançado, de acordo com a necessidade de cada um, levando em consideração a qualidade e complexidade de suas atividades.

Para participar, é preciso entrar no site do PNCQ e se inscrever na aba “Controle Externo da Qualidade”. Nessa inscrição, é necessário preencher um formulário de solicitação, com dados básicos do laboratório, responsável técnico e fazer um cadastro de login e senha para acesso.

Acesse o link aqui: www.pncq.org.br

 

Quais são os benefícios?

O Controle Externo da Qualidade é obrigatório pela RDC 302:2005 da ANVISA e garante a qualidade do laboratório clínico. Através do programa, amostras são analisadas e comparadas com outros laboratórios, avaliando melhor seu desempenho.

Com o Controle Externo da Qualidade através do PNCQ, seu laboratório pode ter vários benefícios, desde corrigir não conformidades até proporcionar a melhoria contínua dos serviços. Conheça os principais benefícios:

  • Obter informações do grau de desempenho analítico do seu laboratório em comparação aos demais participantes;
  • Detectar não conformidades no processo, possibilitando a implantação de medidas corretivas ou preventivas;
  • Oportunidade de comparar os resultados do seu laboratório com outros que possuam a mesma metodologia ou uma diferente;
  • Estudar a influência dos métodos, padrões e calibradores utilizados;
  • Complementar a utilização do controle interno de qualidade, necessário em todo laboratório.

Os laboratórios clínicos que possuem um sistema de controle de qualidade interno e participem de programas externos de qualidade possibilitam a melhoria dos seus serviços a cada dia, o que reflete nos serviços prestados aos pacientes e seus resultados, garantindo melhor precisão em diagnósticos e tratamentos de enfermidades.

 

Quais são os objetivos do PNCQ?

  • Divulgar e implantar em todo o território nacional o Programa de Controle Externo da Qualidade, monitorando seu desempenho analítico;
  • Obedecer às normas e diretrizes internacionais relacionadas aos ensaios de proficiência;
  • Elaborar apostilas sobre assuntos técnico-científicos, administrativos ou de controle da qualidade para auxiliar o Laboratório Participante;
  • Avaliar os resultados dos laboratórios participantes, calculando a média de consenso, desvio-padrão, coeficiente de variação e desvio relativo à média, assim como a avaliação mensal e anual;
  • Incentivar e auxiliar os laboratórios participantes a se prepararem para a implantação de um sistema de gestão da qualidade, compatível com seu porte e complexidade.

 

Um laboratório que se preocupa com a qualidade em cada processo, buscando como auxílio o Controle Externo da Qualidade do Programa Nacional de Controle da Qualidade (PNCQ) para avaliar e comparar seus serviços com outros laboratórios, garante maior precisão e conformidade nos resultados. Essa busca pela excelência promove, consequentemente, um atendimento mais satisfatório aos clientes e maior padronização dos resultados e certificações para laboratórios que qualificam e trazem mais confiança para seus procedimentos.

Quer ter o infográfico com as vantagens de possuir uma Certificação de Qualidade em seu laboratório sempre em mãos? Então não esqueça de fazer o download do material! Clique no botão abaixo para fazer o download:

Clique aqui

 

 

Gostou desse post? Então curta nossa página e compartilhe com seus colegas da qualidade!!

Deixe também seu comentário sobre o que achou do texto, dúvida e/ou sugestões para outros post´s, pois assim você estará nos ajudando a te ajudar  😀

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *