Blog da Qualidade Eficaz

5S´s: História e aplicação em sua empresa

5S nas empresas

Uma das melhores e mais simples metodologias para assegurar qualidade e eficiência na produção e nos processos é conhecida popularmente como Metodologia 5S.

Mas afinal, você sabe o que significa cada um deles?

Além de explicar melhor a composição dos 5S’s, irei lhe mostrar também um pouco das origens desta metodologia, para que você adquira ainda mais embasamento ao aplicar este método em suas Auditorias.

As origens dos 5S’s

Por volta do século XVI, nas “linhas de montagem” da Construção Naval Veneziana, a equipe de construtores já exercia de maneira primitiva alguns dos sensos do 5S para entregar navios em cada vez menos tempo e mantendo e/ou aumentando a qualidade.

Mas a metodologia e a organização dos sensos como conhecemos hoje surgiu no Japão pós Segunda Guerra. O país encontrava-se em meio a destroços e falta de organização, inclusive nas Indústrias.

Foi aí que Sakichi Toyoda (fundador da Toyota), Kiichiro Toyoda (filho de Sakichi) e Taiichi Ohno (Engenheiro Mecânico da Toyota) foram ao ocidente analisar as linhas de produção e os processos de grandes empresas como a Ford, além de grandes supermercados, no intuito de aplicar as melhorias observadas na Toyota.

Ao identificar problemas como falta de organização e planejamento dos suprimentos em algumas destas empresas, além de melhorias de eficiência, os três (utilizando também dos conhecimentos de Estudiosos como Deming, Juran, Ishikawa, entre outros) desenvolveram os 5 Sensos, que tanto contribuíram para a evolução da qualidade não só no Japão, mas em todo o mundo… 😀

 

Composição dos 5S’s

Confira abaixo o significado de cada um dos sensos:

  1. Seiri: Senso de Utilização (Deixar a disposição apenas o necessário);
  2. Seiton: Senso de Organização (Tudo deve estar em seu devido lugar);
  3. Seisou: Senso de Limpeza (Um ambiente de trabalho limpo torna-se mais seguro e eficiente);
  4. Seiketsu: Senso de Padronização (Padronização de ambientes e promovendo Saúde e Segurança);
  5. Shitsuke: Senso de Disciplina (Seguir as normas e procedimentos estabelecidos pela organização);

 

Resumindo, a metodologia 5S´s é uma melhoria contínua, que pode ser aplicada independentemente do tamanho ou segmento da empresa, inclusive na nossa vida pessoal… 😀

 

 

Você ainda realiza auditorias em formulários de papel?

O que acha de realizar suas auditorias por app (inclusive offline), eliminando aqueles retrabalhos com digitação de resultados e com exportação automática das imagens das evidências?

Então clique abaixo e conheça um pouco mais sobre o 8Quali:

DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

Espero ter realmente te ajudado!

Para receber mais materiais como este, clique no botão abaixo e assine nossa Newsletter:

ASSINE A NEWS

 

Me encontre no LinkedIn

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *