Blog da Qualidade Eficaz

O que é TQM – Gestão da Qualidade Total

tqm

TQM (Total Quality Management) ou gestão da qualidade total (GQT), foi desenvolvida por várias consultorias empresariais dos Estados Unidos na década de 1960. A Japonesa Toyota  foi a primeira empresa a implantar o TQM, aonde chegou a ganhar  em 1985 o Prêmio Deming de gestão de qualidade.

A TQM é uma metodologia baseado na melhoria contínua de produtos, serviços e processos desenvolvidos pela organização, sempre buscando uma maior satisfação do cliente, redução de erros produzidos no processo de fabricação, garantir que os trabalhadores tenham o maior nível de formação.

O TQM integra diferentes partes de um processo, como o desenvolvimento, a manutenção e os esforços de melhoria da qualidade e os demais setores, envolvendo todos os colaboradores que devem compreender a importância do modelo para otimização dos objetivos e metas da organização.

No modelo de TQM os colaboradores da organização possuí responsabilidade diretamente com os objetivos da organização.

Referências:

A Toyota e o Bolo Da Vovó. 2009. Disponível em: . Acesso em: 26 abr. 2013.

ISHIKAWA, K. Controle de Qualidade total: à maneira japonesa. Rio de Janeiro: Campus, 1993.

 

Não perca as novidades do Blog da Qualidade

ASSINE A NEWS

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *