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O que é SGQ e quais são seus benefícios?

o que é SGQ

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um conjunto de atividades coordenadas que estabelecem todos os objetivos e políticas, bem como o controle e direcionamento, dos assuntos que dizem respeito a qualidade, todos visando a melhoria contínua dos processos e a satisfação do cliente.

Fundamentos do Sistema de Gestão da Qualidade

Segundo a norma ISO 9000:2005 (Sistemas de Gestão da Qualidade – Fundamentos e Vocabulário), os fundamentos para a implantação do SGQ servem de visão geral do sistema de gestão e o conhecimento desses fundamentos é indispensável para o gestor da qualidade responsável pelo sistema na organização.

Confira abaixo os itens dos fundamentos para implementação do SGQ, descritos na norma ISO 9000:2005:

  1. Justificativas para sistemas de gestão da qualidade

  2. Requisitos para sistemas de gestão da qualidade e requisitos para produtos

  3. Abordagem de sistemas de gestão da qualidade

  4. Abordagem de processos

  5. Política da qualidade e objetivos da qualidade

  6. Função da Alta Direção no Sistema de Gestão da Qualidade

  7. Documentação

  8. Avaliação de sistema de gestão da qualidade

  9. Melhora contínua

  10. Função das técnicas estatísticas

  11. Sistemas de gestão da qualidade e outros enfoques de sistema de gestão

  12. Relação entre sistemas de gestão da qualidade e modelos de excelência

Quais são os benefícios da implementação do SGQ na organização?

  • Organização dos processos da empresa com definição clara de responsabilidades;

  • Aumento da competitividade da empresa potenciando oportunidades de acessar mercados e a clientes mais exigentes;

  • Redução de desperdícios, retrabalhos, devoluções e reclamações;

  • Desenvolvimento da Cultura da Qualidade;

  • Melhora a credibilidade e satisfação dos clientes através da prevenção de não conformidades;

  • Melhoria contínua tanto dos processos quanto da imagem da empresa.

Geralmente o SGQ formalizado é implementado em empresas maiores e/ou certificadas em normas da qualidade, como a ISO 9001. Porém, para as empresas que não são certificadas o sistema pode também ser implementado, conforme a necessidade da organização.

 

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