Blog da Qualidade Eficaz

O que é PDCA e como utilizar?

Veja neste artigo o que é o método PDCA e como utilizá-lo em seus processos.

O método PDCA é utilizado para gerenciar e/ou otimizar os processos da organização, com o objetivo de garantir a eficiência das ações/projetos planejados e, consequentemente, promover a melhoria contínua.

Pode ser aplicado em qualquer atividade, não importando o quão simples ou complexas elas sejam, podendo ser gerenciadas por meio deste método.

O ciclo PDCA é composto por quatro letras: P (plan), D (do), C (check), A (act), e a ideia fundamental é “girar” esse ciclo para todas as ações realizadas, passando por todas as etapas e garantindo que a realização da ação em questão foi eficaz.

Veja agora todas as etapas envolvidas no ciclo PDCA:

Plan (planejar)

Nesta etapa são estabelecidas as metas a serem alcançadas, fazendo o link com a ferramenta 5W2H é o “o que” deverá ser feito. Podem ser determinadas várias ações nesta fase, mas o importante é que todas elas devem ser executadas na próxima fase, a “DO”.

Do (fazer)

Já na segunda etapa as tarefas planejadas deverão ser transformadas em ações para serem executadas e essas ações devem ser claras e objetivas, para que possam ser desenvolvidas exatamente como o planejado. Fazendo novamente o link com o 5W2H essa seria a descrição do “como” deverá ser feito.

Check (checar)

Na etapa de verificação as tarefas executadas deverão ser analisadas tanto os resultados encontrados quanto a sua eficiência (melhor rendimento com os recursos disponíveis). É uma forma de comparação entre o objetivo em relação a meta planejada.

Act (agir)

Na última etapa é avaliado o ciclo PDC e feitas as ações de correção (caso as ações planejadas não tenham sido eficazes) e/ou as ações de padronização (caso as ações planejadas tenham produzido o efeito esperado).

 

Como utilizar

Confira na imagem um exemplo de como aplicar o PDCA:

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *