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O que é Melhoria Contínua?

melhoria continua

Melhoria contínua é uma atividade planejada, com o objetivo de aumentar a eficiência dos processos e a satisfação dos clientes.

A norma ISO 9001:2015 traz na seção 10.3 (Melhoria Contínua) a necessidade da organização em melhorar continuamente os seus processos e que esta sistemática se torne um processo permanente, devendo a empresa integrar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nos seus processos de negócios.

 

Integrando a melhoria contínua nos negócios da empresa

Para promover a melhoria contínua dentro da empresa são utilizados programas que englobam questões relacionadas à qualidade e produtividade, também chamados de Kaizen, onde a premissa é: “hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje”.

Os dois programas mais conhecidos e utilizados nas empresas são:

 

Melhoria contínua

  • CCQ: os círculos de controle da qualidade (ccq´s) promovem a melhoria contínua através de projetos elaborados por grupos de colaboradores (circulistas), onde os problemas do dia a dia são tratados e corrigidos, agregando para a empresa melhorias nas áreas de: saúde e segurança, redução de desperdícios/retrabalho, aumento de lucratividade, entre outros.

 

 

  • Programa 5S: a sistemática é baseada nos 5 sensos de: utilização, organização, limpeza, saúde/segurança e disciplina, onde todos os colaboradores da empresa são treinados e conscientizados sobre cada senso e são realizadas auditorias para verificar se os sensos estão sendo cumpridos, promovendo assim melhorias no ambiente de trabalho e comportamentais, auxiliando inclusive na adesão de todos os colaboradores para a cultura da qualidade.

 

 

Em todos esses programas indica-se o uso de ferramentas da qualidade, tanto para determinação das causas (diagrama de Ishikawa, 5 Porquês) quanto para elaboração do plano de ação (PDCA, 5W2H).

 

O que avaliar antes de implementar um programa de melhoria contínua

  • Analise e avalie a situação atual;
  • Estabeleça os objetivos para a melhoria;
  • Pesquise sobre as ações envolvidas na implantação de cada programa (atividades, responsáveis, recursos necessários);
  • Implemente a metodologia escolhida;
  • Analise a implementação e verifique se os objetivos estão sendo alcançados.

 

Independentemente do programa escolhido, todos demandam persistência até que se torne um hábito dentro da empresa, pois são ações que promovem uma mudança cultural tanto na organização quanto nos colaboradores.

Sendo assim, o processo pode ser lento para alguns e rápido para outros, mas na medida em que as pessoas percebem as melhorias a empresa o processo torna-se cada vez mais natural e sustentável.

 

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Melhoria contínua

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