Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (48) 3036-2437

Blog

O que é ISO 9000?

iso9000-750x400
Artigos

O que é ISO 9000?

O que é ISO 9000?

É um grupo de normas técnicas internacionais que possui o objetivo de estabelecer um padrão de gestão da qualidade para organizações, empresas e indústrias disponibilizando ferramentas para ajuda-las a garantir que seus produtos e serviços sempre irão atender as necessidades dos seus clientes.

iso

As normas ISO 9000 foram criadas em 1987 pela ONG ISO (International Organization Standardization) que foi fundada em 1947 em Genebra na Suíça e possuem o propósito de promover e desenvolver normas que possam ser utilizadas no mundo todo.

A ISO 9000 é a evolução de normas já existentes como a britânica BS5750. O ramo de atuação é em diversos segmentos de produtos e serviços.

A principal norma da família é a 9001 que possuem características como foco no cliente, motivação e melhoria contínua. A implantação da norma ajuda a garantir que os clientes utilizem produtos e serviços de boa qualidade, que por sua vez traz muitos benefícios para o negócio.

Existem várias versões da ISO 9000 no mundo. No Brasil estão associadas a associadas à Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT)  formando a versão ABNT  NBR ISO 9000.

 

Qual a importância ?

A ISO 9000 tem o objetivo ter trazer benefícios na empresa como de aumentar a satisfação dos clientes, colaboradores, fornecedores, sociedade e aumentar a qualidade de produtos e serviços. Uma empresa certificada realizará melhores negócios, aumentará a capacidade produtiva, reduzirá custos, aumentará vendas.

Quando foi criado a norma?

Foi criado 1947 em Londres e depois transferida em 1949 para Genebra, e hoje presente em cerca de 189 países.

Gostou desse post? Então curta nossa página e compartilhe com seus colegas da qualidade!!

Deixe também seu comentário sobre o que achou do texto, dúvida e/ou sugestões para outros post´s, pois assim você estará nos ajudando a te ajudar  😀

Aproveite para conhecer o nosso software que irá transformar o seu SGQ e ajudar a você a manter todas as suas certificações. Fale com um especialista 8Quali clicando aqui e entenda mais dessa ferramenta transformadora!

Comment (1)

  1. […] a norma ISO 9000:2005 (Requisito 3.6.2) é o não atendimento de um requisito, portanto ela está relacionada a […]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close Bitnami banner
Bitnami