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O mau uso da Certificação da Qualidade nas empresas

mau uso da Certificação de Qualidade

Antes de passar pelo processo de auditoria, é importante entender a importância do Sistema de Gestão da Qualidade em toda a organização para não fazer um mau uso da Certificação de Qualidade.

Muitas empresas utilizam a certificação apenas para fazer marketing, sem implementar as melhorias nos processos internos. Mas de nada adianta uma certificação de fachada, se os processos internos continuam a apresentar falhas que podem refletir nos produtos ou serviços entregues aos clientes.

 

Principais riscos da não implementação do SGQ

mau uso da Certificação de QualidadeA implementação correta do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) traz um maior aproveitamento do potencial da organização e das pessoas envolvidas, através de práticas e metodologias mais eficientes e modernas. Por isso é tão importante que os gestores estejam dispostos a aplicá-las em sua realidade e que não façam mau uso da Certificação de Qualidade.

A preparação para a auditoria também deve ser levada a sério. É comum as empresas só se preocuparem com as questões de padrões, registros, análise de causas, planos de ação e não conformidades no mês da auditoria.

Quando essas medidas que deveriam ser feitas antes da auditoria ficam para a última hora, elas acabam sendo deixadas de lado, resultando em um maior número de não conformidades e, consequentemente, mais perda de tempo e dinheiro.

Com a necessidade de marcar uma auditoria de follow up, para analisar a correção das não conformidades detectadas, a empresa terá mais gastos com as visitas dos auditores e ainda precisará fazer as correções das não conformidades da mesma forma.

Essa prática também atinge os colaboradores da empresa, deixando-os desacreditados e desmotivados com a Gestão da Qualidade da empresa.

A falta de comprometimento com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por parte da empresa pode influenciar, a curto ou longo prazo, no desempenho e no comprometimento do funcionário.

 

A automatização da Gestão Total da Qualidade

Para otimizar as funções operacionais e deixar os clientes satisfeitos, é preciso ter uma gestão de qualidade eficiente. Para isso, muitas empresas investem em tecnologia, automatizando os processos e melhorando a experiência do público.

A automatização dos processos traz mudanças e melhorias em toda a gestão da empresa, como o aumento da produtividade e a diminuição dos custos e do tempo gasto com tarefas diárias.

Utilizar um software para otimizar a Gestão Total da Qualidade implica em um maior controle e integração mau uso da Certificação de Qualidadede todos o setores da sua empresa, como na organização de documentos, na classificação de fornecedores, no controle de indicadores e no tratativa das não conformidades, garantindo também uma melhor gestão através de métricas em tempo real.

Por isso, trocar os papéis por um software é um investimento indispensável para quem se preocupa com os resultados e evolução contínua da empresa. Uma Gestão Total da Qualidade bem-feita influencia diretamente em como ela é vista pelo mercado e pelo público que consome seu produto ou serviço.

Então, invista em um software de qualidade que otimize sua gestão e garanta bons resultados à sua empresa, veja mais detalhes no post Automatize a Gestão Total da Qualidade com o software 8Quali.

 

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angelica sartoni

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