Blog da Qualidade Eficaz

Não deixe para agir na véspera da auditoria!

véspera da auditoria

Até que chegue a véspera da auditoria, não costumamos dar atenção a assuntos ligados ao SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade). E isso é um problema, visto que muitas ocorrências poderiam ser evitadas e/ou evitadas muito tempo antes da auditoria.

Por isso, quanto mais cedo forem detectadas possíveis Não Conformidades no Sistema de Gestão da Qualidade na empresa, melhores serão seus resultados. Além de ajudá-la a atingir os objetivos definidos na estratégia, esse sistema permite a otimização dos processos, garantindo produtos e serviços com mais qualidade através da melhoria contínua.

 

Deveres de auditoria interna na norma ISO 9001:2015?

 

Empresas certificadas pela norma ISO 9001 devem conduzir auditorias internas em intervalos planejados, para garantir a conformidade  e eficácia do seu Sistema de Gestão da Qualidade (requisito 9.2.1 Auditoria Interna, versão 2015).

Deveres da organização (ISO 9001:2015, requisito 9.2.2):
  • Manter um programa de auditoria

Descrevendo todo o procedimento do processo de auditoria interna, desde o planejamento até a execução, métodos e frequência de realização, demais mudanças que afetam a organização e também levando em consideração os resultados de auditorias anteriores (ex: reforçar maior frequência de auditoria em locais mais críticos).

Clique aqui e confira como você pode agendar auditorias, check list personalizáveis, realizar as auditorias via web ou por aplicativo em Smartphone, utilizando o Software 8Quali.

 

  • Definir os critérios de auditoria e o escopo para cada uma

Essa é a etapa de “cada caso é um caso“, onde serão determinados qual requisito será auditado em cada local. É fundamental que seja estudado todo o contexto do local a ser auditado, para evitar retrabalhos e/ou ineficácia da auditoria.

 

  • Selecionar auditores e garantir objetividade e imparcialidade

Esses auditores podem ser de origem interna (funcionários da empresa) ou externa (empresa contratada para este serviço). Em qualquer uma das opções a empresa deve garantir a capacidade do auditor de executar a auditoria, e que estes estejam alinhados aos processos a serem auditados, identificando falhas e detectando as ocorrências a serem tratadas.

Clique aqui e confira como você pode controlar as competências dos envolvidos utilizando o Software 8Quali.

 

  • Assegurar que os resultados das auditorias sejam relatados para a gerência pertinente

É essencial que a Alta Direção esteja ciente e envolvida em todo o processo do Sistema de Gestão da Qualidade, inclusive nas atividades de auditorias internas, pois somente com esse envolvimento será possível promover as melhorias necessárias.

Com o Software 8Quali essa comunicação é online e em tempo real, clique aqui e confira.

 

  • Executar correção e ações corretivas apropriadas e sem demora indevida

A partir das auditorias internas, é possível identificar falhas e não conformidades e tomar as ações imediatas e corretivas o quanto antes. Dessa forma, a empresa estará mais preparada e menos propensa a demais erros.

O prazo para resolução das Não Conformidades identificadas em auditoria externa é de 90 dias, e é aconselhável que o prazo de resolução para a auditoria interna não ultrapasse esse mesmo período.

Com o Software 8Quali você define responsáveis e prazos para a correção das Não Conformidades, clique aqui e confira como.

 

 

  • Reter informação documentada como evidência da implementação e resultados das auditorias

Todas as informações desse processo de auditoria interna devem ser documentadas, por diversos motivos:

Evidência para a auditoria externa;

– Controle de prazos, mudanças e avaliação da eficácia provenientes de alterações detectadas em auditorias (medição de eficiência do processo);

Rastreabilidade das informações;

Engajamento de todos os envolvidos no processo, tanto para auxiliar nas melhorias detectadas quanto para promover a Cultura do SGQ na organização;

Com o Software 8Quali você define mantém as principais informações documentadas dentro do software de forma online, com acesso rápido pelo auditor externo, clique aqui e confira como.

 

Obs.: Para maiores informações consulte a norma ISO 19011 (Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão)

 

Preparar-se para uma auditoria externa requer muito mais que algumas semanas. É preciso manter toda uma rotina durante o ano para a manutenção de todos os requisitos da auditoria.

Realizar as auditorias internas além de obrigatório é atuar de forma preventiva, para quem quer economizar tempo e dinheiro, pois auxilia na identificação precoce de falhas e diminuição de não conformidades no momento da auditoria externa.

Quer ter menos trabalho com a manutenção dos requisitos e não ter dor de cabeça na véspera da auditoria? Conheça agora o software 8Quali e tenha todas as informações da empresa centralizadas e atualizadas automaticamente, abrangendo vários módulos presentes nos requisitos da auditoria.

Solicite uma demonstração

angelica sartoni

Gostou desse post? Então curta nossa página e compartilhe com seus colegas da qualidade!!

Deixe também seu comentário sobre o que achou do texto, dúvida e/ou sugestões para outros post´s, pois assim você estará nos ajudando a te ajudar  😀

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *