Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (48) 3036-2437

Blog

ISO TS 16949: Padronizando a Qualidade na Indústria Automotiva

BANNER-BLOG-TS-750x400
Artigos

ISO TS 16949: Padronizando a Qualidade na Indústria Automotiva

ISO TS 16949

A ISO, sigla para International Organization for Standardization, e TS, Technical Specification, representam um padrão técnico crucial para a indústria automotiva: a ISO TS 16949.

O que é a ISO TS 16949?

A ISO TS 16949 é uma especificação técnica baseada nos requisitos da renomada ISO 9001. Desenvolvida pela Força Tarefa Automotiva Internacional (IATF), essa norma visa padronizar os requisitos para os fornecedores em toda a cadeia de processos da indústria automotiva.

Benefícios da ISO TS 16949:

  1. Melhoria da Qualidade: Promove a excelência na qualidade dos produtos e processos, resultando em redução de custos.
  2. Eficiência Aprimorada: Aumenta a eficiência e eficácia dos processos de produção, desenvolvimento, instalação e manutenção de produtos automotivos.
  3. Redução de Auditorias: Diminui a necessidade de múltiplas auditorias para fornecedores que atendem a vários clientes, simplificando os processos.
  4. Confiança dos Clientes: A norma eleva a confiança dos clientes, garantindo padrões elevados de qualidade e conformidade.
  5. Licença para Negociar Globalmente: Obtém-se uma vantagem competitiva para negociar internacionalmente, atendendo aos requisitos exigidos globalmente.
  6. Integração com Outros Sistemas: Facilita a integração com outros sistemas de gestão, pois é alinhada com a estrutura da ISO 9001.
  7. Reconhecimento dos Fabricantes: A posse do certificado ISO TS 16949 é fundamental para conseguir contratos com os principais fabricantes de automóveis do mundo, que frequentemente requerem essa certificação como critério.

Em suma, a ISO TS 16949 não apenas estabelece padrões de qualidade, mas também impulsiona a competitividade e a confiança no setor automotivo global.

Com o 8Quali você automatiza o seu Sistema de Gestão da Qualidade. Solicite uma demonstração gratuita em nosso site.

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close Bitnami banner
Bitnami