Blog da Qualidade Eficaz

A importância de uma liderança efetiva

liderança efetiva

Uma liderança efetiva é responsável por influenciar toda uma organização e motivar as pessoas a seguirem determinados objetivos. Por isso, os líderes são extremamente importantes para qualquer empresa, e sua influência é capaz de engajar os colaboradores e trazer resultados positivos.

Mas nem sempre a liderança é feita da maneira correta. Líderes que não sabem lidar com as pessoas e que não possuem empatia podem provocar o efeito contrário, resultando em colaboradores desmotivados.

 

Liderança Imposta X Liderança Efetiva

Hoje, podemos observar vários tipos de liderança nas empresas. Há aquelas mais firmes e outras mais liderança efetivadescontraídas, mas é importante ressaltar que algumas não apresentam um envolvimento correto com a equipe e não ajudam a trazer bons resultados para a organização.

Por isso, vamos mostrar algumas diferenças da Liderança Impositiva e da Liderança Efetiva, e como as atitudes deste profissional podem influenciar o ambiente de trabalho:

 

  • Liderança Imposta

– Se impõe todo o tempo;

Levanta a voz;

Não escuta os outros;

– Não possui empatia;

– Trata a equipe com superioridade;

– Não percebe a desmotivação à sua volta;

Foca sempre em si mesmo e nunca na equipe.

 

  • Liderança Efetiva

– Está aberto a escutar opiniões;

– É humilde;

– Trata a equipe com respeito;

– Percebe o valor de cada colaborador;

Engaja a equipe;

– Pede sugestões;

– Cria comprometimento com a equipe.

 

Em suma, um bom líder é aquele que consegue enxergar toda a equipe como parte da empresa, valorizando suas competências e dando voz às suas opiniões. É aquele que se dispõe a treinar, engajar e motivar os colaboradores para que eles se comprometam com o seu trabalho e com a empresa como um todo.

 

O Líder e a Gestão da Qualidade

A liderança é um elemento imprescindível em vários setores de uma empresa. No Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) não seria diferente. O líder é quem avalia os fatores externos (clientes, mercado, etc) e internos (organização, qualidade dos produtos ou serviços, etc) para iniciar um processo de certificação.

Esse profissional tem um papel importante na Gestão da Qualidade da organização e seu comprometimento deve ser antes, durante e depois da auditoria, contando com o apoio de toda a equipe para que os processos virem rotina e sejam aprimorados.

Um bom líder também deve se preocupar em gerenciar as competências de seus colaboradores. É ele quem deve conhecer as habilidades de cada colaborador e saber se eles estão em posições estrategicamente corretas, favorecendo o profissional e a empresa.

 

Quer saber como gerenciar as competências com mais eficácia?

Com o software 8Quali você gerencia as competências dos colaboradores da sua equipe de forma muito mais eficaz, evitando o esquecimento de treinamentos ou prazos de exames.

O software tem um módulo voltado para a Gestão de Competências, otimizando os processos e fazendo com que seus colaboradores gerem ainda mais resultados. Conheça as principais funcionalidades:

  • Upload de todos os documentos do colaborador, facilitando o acesso às evidências no momento da auditoria;
  • Opção de treinamento presencial ou online, com opção de questionário (prova) ao participante;
  • Planos de treinamento baseados no cargo, evitando esquecimento de treinamentos;
  • Agendamento e execução das avaliações (período de experiência e periódicas) 100% online;
  • Matriz de competência gerada automaticamente, com todo o histórico da competência.

Assista ao vídeo abaixo e conheça mais sobre o funcionamento do módulo de Gestão de Competências.

Gestão de Competências

 

Gostou desse post? Então curta nossa página e compartilhe com seus colegas da qualidade!!

Deixe também seu comentário sobre o que achou do texto, dúvida e/ou sugestões para outros post´s, pois assim você estará nos ajudando a te ajudar  😀

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *