Blog da Qualidade Eficaz

Gestão da Qualidade + Compras = Qualificação de Fornecedores

Qualificação de Fornecedores

Para qualificar sua empresa e prepará-la para uma certificação, é necessário padronizar os processos e corrigir não conformidades que podem afetar o funcionamento interno e seus clientes. Mas para realmente oferecer um produto ou serviço de qualidade, é preciso ter o controle de todo o processo, inclusive da Qualificação de Fornecedores.

De acordo com o item 8.4 da ISO 9001, cabe à empresa controlar e garantir que os processos, produtos e serviços dos fornecedores externos também estejam conforme os requisitos. Se você não se atentar também a essa parte do processo, o consumidor pode sair insatisfeito e culpar sua empresa pelo mau atendimento.

Tanto o fornecedor de serviços como o fornecedor de matéria-prima devem ser levados em consideração para evitar a insatisfação do cliente. Os provedores externos interferem diretamente nos resultados da empresa, na satisfação do cliente, na melhoria do desempenho e no desenvolvimento a longo prazo da organização.

 

Sobre o uso de um software para esse gerenciamento

 

A principal dificuldade para a qualificação de fornecedores nas organizações é a comunicação entre as áreas de Compras, Logística e Qualidade, onde cada um desses setores realiza suas tarefas de acordo com os seus critérios de avaliação e prioridades.

Exemplo (básico) de critérios setoriais:

Compras: O pedido chegou na data e com valor combinados?

Logística: Os dados da nota fiscal estão de acordo?

Qualidade: As caixas estão abertas ou rasgadas?

Qualificação de FornecedoresPara isso, é necessário agregar todos os critérios de avaliação das áreas em um só lugar, onde todos os setores possam fazer a sua análise individual, mas que sirva para a qualificação do fornecedor como um todo, possibilitando classificar os fornecedores.

Mas como fazer para unir esses dados e setores, possibilitando agilidade no processo, evitando desgastes e perda de tempo com fichas de inspeção?

Se essa também é a sua dúvida, você precisa conhecer agora mesmo o 8Quali. 😄

 

5 motivos para utilizar o 8Quali na qualificação de fornecedores

 

O software 8Quali auxilia sua empresa a controlar os requisitos das principais certificações e acreditações nao conformidadede qualidade. O software traz total controle e rastreabilidade dos requisitos da auditoria da qualidade e dispõe de ferramentas para auxiliar as empresas a controlar todos os seus processos, internos e externos.

Com o módulo Gestão de Fornecedores, presente no software, você pode alinhar as áreas de Qualidade e Compras em um só lugar, além de otimizar a gestão dos seus fornecedores. Confira a seguir os principais benefícios e funcionalidades do software:

  1. Inspeção e Avaliação de Fornecedores

Com o software 8Quali, você personaliza os critérios de aceitação para as inspeções e avaliações de matéria-prima, insumos ou serviços, cada usuário/setor irá realizar a sua etapa.

  1. Controle de Estoque e Solicitações

Assegure a continuidade de seus processos com o controle de estoque e solicitação de matéria-prima, insumos ou serviços.

  1. Consulta de Resultados

O software disponibiliza os resultados das inspeções em tempo real, deixando-as disponíveis para consulta (de acordo com a permissão do usuário) para futuras aquisições e também facilitando a classificação do fornecedor.

  1. Históricos

Você tem à sua disposição um histórico permanente das inspeções e avaliações, auxiliando para nas próximas aquisições e também para evidência para a auditoria externa, caso necessário.

  1. Não Conformidades/Plano de Ação

Possibilidade de abrir Não Conformidade/Plano de Ação para o fornecedor, com notificações automáticas, evitando esquecimentos e também auxiliando na comprovação de evidência das resoluções das não conformidades.

 

Faça o teste gratuito do software e aproveite todos os benefícios do módulo de Gestão de Fornecedores!

Teste Grátis por 20 dias!

Trabalhar com fornecedores certificados com as normas do sistema de gestão garante maior confiança. Mas, mesmo nessas condições, é preciso avaliá-los para que todos estejam em conformidade com os processos da empresa. Em muitos casos, uma visita ao fornecedor também é necessária, pois permite identificar potenciais problemas que não foram percebidos na análise documental.

forncedorePor isso, é importante não somente avaliar esses fornecedores, mas também acompanhar todo o contexto e processos. Com o software 8Quali, essa tarefa se torna muito mais simples e ágil, pois tem sua base na ISO 9001 e não faz uso de planilhas.

 

 

Gostou desse post? Então curta nossa página e compartilhe com seus colegas da qualidade!!

Deixe também seu comentário sobre o que achou do texto, dúvida e/ou sugestões para outros post´s, pois assim você estará nos ajudando a te ajudar  😀

6 Comments

  1. Adriano Gomes de Siqueira

    Gostaria de saber os valores?

    1. Gabriela Maria

      Olá Adriano, tudo bem?

      Passarei seu contato para o setor Comercial e em breve entraremos em contato com você.. 😀

      Abraços,

  2. Bem interessante o software. Não se aplica ao nosso negócio mas gostei do post. Parabéns.

    1. Gabriela Maria

      Olá,

      Ficamos felizes por você ter gostado.. 😀

      Abraços!

  3. fabiana Negreiro

    interessante esse item e esse software.

    1. Gabriela Maria

      Olá Fabiana, tudo bem?

      Que bom que gostou, te convido a acessar nosso site e ter mais informações sobre o 8Quali.
      Lá explicamos todas as funcionalidades e benefícios que ele pode contribuir para ajudar você no seu dia a dia.. 😀
      http://www.8idea.com.br/

      Abraços,

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *