Blog da Qualidade Eficaz

Diagrama de Pareto

Diagrama de Pareto

 

Antes de falar do Diagrama de Pareto ou Diagrama 80-20, precisamos falar sobre quem foi Pareto.

Quem foi Vilfredo Pareto?

Vilfredo Pareto foi um renomado Economista Italiano que fez várias e importantes contribuições para Economia e Sociologia. Sua contribuição mais lembrada e podemos citar como a mais importante para qualidade, foi desenvolvida para economia.

Ficou curioso? O Diagrama de Pareto ou 80-20 foi desenvolvido a partir de um estudo de Pareto com base na análise da sociedade da época, que basicamente consistia em proporções, onde 20% das pessoas detinham 80% da riqueza e os outros 80% da população, detinha 20% da riqueza.

O que é o principio de Pareto?

O princípio de Pareto consiste na análise de 80% das dificuldades se originam de apenas 20% dos problemas, ou seja, como exemplos em uma indústria que podemos analisar que 80% das não conformidades de uma empresa, em suma se originam de 20% das mesmas causas.

O objetivo na aplicação de Pareto para qualidade busca identificar de onde originam a maioria dos problemas.

Na aplicação de Pareto é muito importante ter a identificação visual, ou seja, aplicar às informações em um gráfico, pois através dessa disposição, se torna mais fácil a identificação e visualização das informações que o Diagrama tem por objetivo demonstrar.

Com o uso de Pareto, se torna mais fácil identificar problemas, analisar diferentes tipos de dados e informações, medir o impacto de alterações podem causar no processo e detalhar de forma fácil e visual onde se concentra a maior parte dos problemas.

Para conseguir o melhor resultado usando Pareto é importante levar em consideração itens como: selecionar qual unidade de medida será usada para análise, escolher o período de tempo para análise dos dados, a forma que será coletado os dados, identificar os itens de maior importância, construir uma linha de frequência acumulativa, listar os itens a serem analisados da esquerda para direita no eixo horizontal do gráfico e em ordem decrescente.

Em suma, o Diagrama de Pareto colaborado como sendo uma das ferramentas da qualidade que visa analisar e identificar onde estão os problemas, onde se concentram os 80% dos problemas, quais são os 20% das principais causas.

Com o uso de Pareto, se obtém informações para analisar a tomada de decisão e evitar que voltem a acontecer. Importante salientar, que está não é e não deve ser, a única ferramenta para tomada de decisão, mas que sua importância é fundamental para decisão.

 

Não perca as novidades do Blog da Qualidade

ASSINE A NEWS

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *