Blog da Qualidade Eficaz

Como aplicar a metodologia 5 Porquês para encontrar a causa raiz?

5 por ques

5 Porquês: como aplicar?

Também conhecida como árvore de falhas, a metodologia 5 Porquês é uma ferramenta desenvolvida para encontrar a causa raiz de um problema. Foi desenvolvida por Taiichi Ohno considerado o maior responsável pela criação do sistema Toyota de Produção e do sistema Kanban, se popularizando na década de 1970.

A ferramenta consiste em perguntar cinco vezes seguidas o porquê para um problema sempre relacionando a causa anterior. Terminando as 5 perguntas será encontrada a causa raiz do problema, que se for corrigido deverá evitar o reaparecimento do mesmo.

Segundo Ohno, perguntar cinco vezes é a quantidade suficiente para determinar a causa raiz, contudo, pode-se aumentar a quantidade de perguntas caso não sinta confortável com a possível solução.

Portanto não há uma regra para a quantidade de perguntas que é feita, mas é importante fazer os questionamentos até chegar na causa raiz. Essa técnica pode ser usada para resolver qualquer tipo de problemas, administrativos e/ou industriais.

Como aplicar 5 porquês
Anote o problema que deseja resolver e vá respondendo a sequência de perguntas através de um brainstorm com todos os envolvidos no processo (é muito importante que todos sintam-se a vontade para opinar).

Exemplo: Máquina parada

1. “Por que a máquina parou?”
O circuito sobrecarregou, queimando um fusível.

2. “Por que o circuito ficou sobrecarregado?”
Houve lubrificação insuficiente nos rolamentos.

3. “Por que houve lubrificação insuficiente nos rolamentos?”
A bomba de óleo da máquina não está circulando óleo suficiente.

4. “Por que a bomba não circula óleo suficiente?”
A entrada da bomba está entupido com aparas de metal.

5. “Por que a entrada da bomba está entupido com aparas de metal?”
Porque não existe nenhum filtro na bomba…. CAUSA RAIZ

Outra ferramenta bastante utilizada para determinar a causa raiz de uma problema é o diagrama de Ishikawa.

Algumas vantagens da metodologia dos 5 Porquês:
• Auxilia na identificação das reais causas dos problemas rapidamente e com baixo custo;
• Fácil de aprender;
• Não precisa usar estatísticas para aplicar, extremamente simples;
• Possibilidade de integrar todos os envolvidos no processo para encontrar a causa raiz do problema;
• Integração com outras técnicas como o diagrama de Ishikawa

Incorpore no seu site:

 

 

Não perca as novidades do Blog da Qualidade

ASSINE A NEWS

2 Comments

  1. Maria Valentina da Mata

    Caramba, que show hein! Não é em qualquer lugar que se acha conteúdo agradável de como o Seu.

    Obrigado de Teu post, acabei de incluir Seu site nos meus favoritos.
    🙂

  2. Emanoel Silveira

    Olá, Maria Valentina da Mata! Obrigado pelo seu feedback e comentário! Ficamos muito felizes em saber que você tenha gostado! Em breve teremos novas postagens!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *