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As 7 ferramentas da qualidade e por que utilizar? 

As 7 das ferramentas da qualidade foram criadas por Kaoru Ishikawa na década de 50, japonês considerado um dos maiores defensores do controle da qualidade.

Por que utilizar?

Para Kaoru 95% dos problemas enfrentados pelas organizações podem ser resolvidos utilizando estas ferramentas, pois elas são técnicas que ajudam definir, mensurar e analisar e propor soluções.

Estas ferramentas começaram a ser utilizadas no início da década de 50 em grandes empresas de todo o mundo, atingindo diferentes funcionários de todos os níveis, desde gerentes até operadores.

 

As Sete ferramentas da qualidade:

Fluxograma: é uma representação gráfica de um determinado processo, mostrando todas as etapas sequenciais se relacionando.

Diagrama de Ishikawa: conhecido como diagrama de espinha-de-peixe tem como objetivo de explorar todas as possíveis causas de um determinado problema específico ou condição, ou seja, representar a relação entre efeito e todas as possíveis causas que pode contribuir com esse efeito.

Folha de Verificação: é uma lista de itens ou formulários planejados usados para coletar dados de um determinado processo, verificando se determinado item ocorreu ou não ocorrências.

Diagrama de Pareto: recurso gráfico no formato de barra usando critérios de medição ele identifica os problemas mais importantes

Histograma: recurso de gráfico no formato de barra que mostra a distribuição de dados.

Diagrama de Dispersão: recurso gráfico que mostra a relação de causa e efeito entre duas ou mais variáveis, ou seja, quando alterar uma variável ele mostra o que acontece com as outras.

 Controle Estatístico de Processo (CEP): recurso gráfico usado para acompanhar processos, cujo objetivo é detectar variações indesejadas em um processo.

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