Blog da Qualidade Eficaz

6 Gurus da Qualidade que todo Profissional da área deveria conhecer

Profissionais da Qualidade e seus Gurus

No dia a dia na área da Qualidade ou até mesmo em outros setores da Empresa, por inúmeras vezes utilizamos de métodos criados por verdadeiros Gurus da Qualidade.

Você já se imaginou na apresentação de sua estratégia mostrando algum método ou filosofia que você se baseou, mas quando perguntado sobre a origem do mesmo, você desconhece o autor destes estudos?

Pensando nisso, nós da 8Idea listamos os Principais Gurus da Qualidade para garantir que você fique por dentro da Cultura da Qualidade e não apenas siga procedimentos sem saber de sua origem.

Walter Shewhart – CEQ e PDCA

Nasceu em New Canton (EUA) em 1891 e faleceu em 1967. Estudou na Universidade de Illinois e na Universidade da Califórnia. Atuou como consultor em organizações como o Departamento de Guerra Americano, as Nações Unidas e o Governo Indiano, além de lecionar em Harvard, Rutgers e Princeton.

Suas principais contribuições para com a Área da Qualidade na Industria foram a criação do CEP e CEQ (Controle Estatístico de Qualidade) e o desenvolvimento do PDCA.

Através do CEQ, tornou-se possível agilizar os processos de análise nas Industrias de produção em massa com base na avaliação de amostras, onde os resultados eram montados com bases estatísticas.

O PDCA (Plan, Do, Check and Act) desenvolvido por Shewart foi disseminado por Deming, que conheceremos adiante neste artigo, e foi de grande influência para o desenvolvimento da Alta Qualidade nas indústrias no século XX.

Armand V. Feigenbaum – 9 M’s

Nascido em Nova Iorque no ano de 1922, morreu apenas em 2014. Concluiu seu Doutorado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Se tornou Diretor Mundial de Produção da GE(General Electric) em 1958 e em 1961 se tornou presidente da ASQC (Sociedade Americana de Controle de Qualidade), além de fundar a General Systems.

Dentre suas contribuições para a Qualidade, destaca-se a metodologia que consiste em que todos os colaboradores e processos estejam comprometidos para com a Qualidade, sempre buscando a satisfação do cliente como objetivo principal.

Concluiu também que existem 9 fatores (9M’s) que afetam a Qualidade: Dinheiro(Money), Gerência(Management), Pessoas(Man), Mercados(Markets), Motivação(Motivation), Materiais(Materials), Maquinas(Machines), Métodos(Methods) e Montagens do Produto(Mounting Product Requirements).

William Edwards Deming – “Fora da Crise” e 14 P’s

Nasceu em Sioux City (EUA) no ano de 1900 e morreu no ano de 1993. Estudou nas Universidades de Wyoming, Colorado e Yale. Foi chamado pelo governo Estadunidense em 1951 para ajudar no censo japonês e posteriormente juntou-se a estudiosos japoneses que procuravam alguém para transmiti-los seu conhecimento sobre qualidade e gerenciamento em meio à reconstrução do Japão após a Segunda Guerra Mundial.

Foi um dos maiores consultores de Grandes Empresas. Atuou em empresas como a Ford (Por volta de 1981) além de publicar seu livro “Fora da crise” pelo MIT.

Desenvolveu sua teoria dos 14 Pontos de Gerenciamento (que serão assunto de outro artigo) que garantiam Qualidade, Produtividade e Competitividade, sempre visando a Qualidade como uma filosofia de gestão.

Joseph M. Juran – JMS e Diagrama de Pareto

Nascido em 1904 na cidade de Braila (Romênia), mudando-se para os Estados Unidos em 1912. Veio a falecer apenas em 2008. Estudou nas Universidades de Minnesota e Chicago. Trabalhou na Western Electrical Company e prestou consultoria para empresas como Gillette e Hamilton Watch.

Criou o Juran Management System (JMS) que consistia em tornar o Planejamento, Controle e Melhoria da Qualidade pontos fundamentais para a estratégia empresarial, no intuito de dimunuir ao máximo possível as falhas e buscar sempre a satisfação do cliente.

Também disseminou o Diagrama de Pareto (de Vilfredo Pareto) no cenário organizacional. A adaptação afirma que 80% dos problemas são causados por 20% das causas, mas não se podem desprezar as outras causas.

Kaoru Ishikawa – Diagrama de Ishikawa e 7 Ferramentas da Qualidade

Nascido em 1915 em Tóquio, faleceu no ano de 1989. Graduou-se na Universidade de Toquio e lecionou Engenharia na mesma. Atuou como Técnico Naval no Exército Japonês e na Nissan Liquid Fuel. Posteriormente juntou-se a União Japonesa de Cientistas e Engenheiros (JUSE), assim como William Deming, para auxiliar em pesquisas sobre Controle de Qualidade.

Expandiu conceitos de outros Gurus da Qualidade e agregou outro significado e importância para a mesma. Introduziu conceitos como Círculo de Qualidade, Causa e Efeito (denominado de Diagrama de Ishikawa) e as 7 ferramentas da Qualidade.

Levou a importância da Qualidade e pós-venda para os mais altos cargos das Empresas e mencionou a importância de a mesma estar presente em todos os setores da Empresa. Tratava a Qualidade e Melhoria Contínua como uma filosofia de análise e planejamento fundamental.

Philip B. Crosby – “Quality is free” e Vacina da Qualidade

Nascido em 1926 na cidade de Wheeling (EUA), veio a falecer em 2001. Estudou na Universidade Kent State. Trabalhou na Crosley Corporation, Martin Marietta, foi Vice-Presidente da ITT e Fundou a Philip Crosby Associates e a Carrer IV.

Atuou como escritor e obteve sucesso com suas obras “Quality Is Free” (A Qualidade é Gratuita) e “Quality Is Still Free” (A Qualidade ainda é Gratuita), dentre outras.

Considerava a prevenção o mais importante dos pilares da Qualidade, apresentando a “Vacina da Qualidade” que consiste em: Determinação, Formação e Liderança.

Desenvolveu os conceitos de “Zero Defeitos” e “Fazer bem à primeira vez”, que seriam resultado da prevenção com base em estratégias que vem de cima para baixo na estrutura da Empresa e através da formação (educação) dos colaboradores.

Portanto…

Ao por em prática alguma metodologia ou procedimento de Qualidade, não se esqueça o intuito inicial do mesmo e quem estudou e desenvolveu tal.

Esperamos que tenha aprendido bastante, e para conhecer mais, assine nossa NewsLetter.

Lembrando que ao fazer uso de um Software ou Ferramenta de Gestão da Qualidade você põe em prática os frutos dos estudos destes gurus, além de aproximar-se cada vez mais da Cultura da Qualidade, diminuindo gastos e evitando cada vez mais os retrabalhos.

TESTE GRATUITAMENTE

Me encontre no LinkedIn

9 Comments

  1. Delma

    Parabéns!! Muito bom o material, rico em conhecimento….

    1. Caio Silva

      Muito obrigado! Não perca nossos próximos materiais e sinta-se à vontade para conhecer os outros textos que já encontram-se em nosso blog.

  2. Cassius Marcellus dos Santos

    Cara! Nota 10!!

    1. Caio Silva

      Muito obrigado, Cassius! Estamos sempre no objetivo de produzir conteúdos cada vez melhores para vocês.

  3. Osmar Elias da Silva

    Particularmente sou apaixonado pela área da qualidade e achei muito bom o material resgatando as origens das práticas e metodologias usadas até hoje…

    1. Caio Silva

      Muito obrigado, Osmar! É pensando em pessoas como você que fazemos o nosso trabalho.

  4. Maria Luíza Teixeira dos Santos

    Muito agradecida!

  5. Maria Luíza Teixeira dos Santos

    Muito agradecida! Bastante interessante para o constante aprendizado !

    1. Caio Silva

      Eu que lhe agradeço, Maria Luíza! O aperfeiçoamento nunca é demais.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *